sábado, 15 de agosto de 2015

Conflitos de Identidade

Acervo: google imagens

OBS:Todos os hiperlinks levam a páginas  que explicam mais sobre o tema destacado, bem como podem baixar o livro pelo link disponibilizado

Gosto muito de livros que contam um pouco da história de nosso povo, sempre tão alegre e hospitaleiro... Bem, nem sempre tão hospitaleiro assim. 
Como pode ser observado na Biografia de Fernando Morais, Corações Sujos, que conta um pouco de como os colonos japoneses foram recebidos aqui no Brasil, além de nos mostrar a reação que a colônia japonesa teve ao saber da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial.
Entre serem tratados como animais recebendo para viver as piores casas, serem obrigados a trabalhar em oficios duros em prol do desenvolvimento agrícola do nosso país, tiveram sua cultura renegada e foram forçados a se abrasileirarem para se adaptarem ao sua nova realidade.
Mesmo assim os japoneses continuavam a seguir suas vidas da melhor forma possível, e mesmo quando foi decretado o fechamento das escolas japonesas, e a proibição do ensino de sua língua e cultura para os japoneses nascidos em solo brasileiro, eles continuaram mantendo firme sua esperança de que a vida iria melhor com o final da guerra.
A maioria dos japoneses mantinha em si a esperança de voltar a pertencer a sua pátria depois do final da guerra, com a vitoria do Japão e a grande expansão nipônica nas terras conquistadas. Por isso mesmo, não é de se espantar que, ao saberem da derrota, muitos entraram em depressão, choraram, e a grande maioria simplesmente não acreditava que o imbatível exercito imperial japoneses fora derrotado. 
Da grande parcela de japoneses que não acreditavam na derrota do Japão e tomavam as ultimas noticiais como campanha americana e terrorista, surgiu s Shindô Remmei, ou Liga do Caminho dos Súditos, que tinham como principal função executar todos os japoneses de corações sujos que acreditavam na derrota da nação japonesa.
Um livro de leitura fascinante, que te faz viajar entre revolta e admiração, preconceito e vergonha da nossa própria nação. De leitura obrigatória a todos que acreditam que conhecer o nosso passado é o ponto de partida para entender o nosso futuro e não cometer os mesmo erros.

" Lave sua garganta, pois seu coração está Sujo". (MORAIS, Fernando, Corações Sujos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário